Exercício 3 – História da Educação
Claudio de Moura Castro (2013, p. 39-40) fala sobre as dificuldades enfrentadas no Brasil em instituir uma educação de qualidade desde o Ensino Básico até o Ensino Superior. Dentre essas críticas estão a falta de qualidade no Ensino Básico e a falta de união entre as pesquisas científicas que são desenvolvidas e reconhecidas internacionalmente, mas que não são utilizadas como fonte de dados para o desenvolvimento da educação básica. Nesse sentido, conforme as ideias do autor, assinale a alternativa correta:
A. A aprendizagem da leitura é irrelevante no processo educativo.
A aprendizagem da leitura é o principal instrumento no processo educativo.
B. O sucesso dos anos recentes na universalização do ensino inicial foi acompanhado pela qualidade do ensino.
Conforme o autor, apesar do espetacular sucesso dos anos recentes na universalização do ensino inicial, o desafio da qualidade ainda precisa ser resolvido.
C. A batalha da qualidade no nsino básico foi vencida, resta-nos a meta da quantidade de vagas proporcional à população.
Inversamente, a batalha da quantidade foi vencida, porém, quanto à qualidade, há muito a ser realizado.
RESPOSTA CORRETA! D. A comunidade dos educadores não acredita em educação baseada em evidência científica, ou seja, em resultados de pesquisas.
Conforme o autor, as evidências científicas, resultado de abundante pesquisa existente, não são utilizadas como critério para decidir o que é boa prática e o que é superstição ou mito.
E. Os recursos dedicados pelo Estado ao Ensino Superior correspondem, por aluno, a um sexto daqueles dedicados à educação básica pública.
Ao contrário, os recursos dedicados pelo Estado à educação básica correspondem, por aluno, a um sexto daqueles dedicados ao Ensino Superior público.