Exercícios
Exercício 2 – História da Educação

Leia atentamente os textos a seguir:

Texto I
Segundo Dourado e Oliveira (2009), uma das discussões atuais sobre a qualidade da educação tange à questão do que se entende por educação. Segundo os autores, alguns teóricos conservadores restringem a educação às diferentes etapas de escolarização, seguindo uma matriz escolar. Contudo, para outra parte da sociedade, mais progressista, entende-se a educação como espaço múltiplo, que permite compreender os diferentes atores, espaços e dinâmicas formativas, efetivado por meio de processos sistemáticos e assistemáticos.

Texto II
Segundo o Ministério da Educação (1998), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) foram elaborados procurando, de um lado, respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

A respeito desses dois textos, pode-se entender que:

A. O texto I defende um ensino de qualidade pautado em uma educação mais sólida e conservadora, enquanto o texto II apresenta um modelo sofisticado de educação.

O texto I não se posiciona quanto ao melhor modelo; ele apenas apresenta dois modelos que são defendidos por linhas opostas de pensamento, sendo uma conservadora e a outra progressista.

B. Segundo o texto I, o sistema educacional que tem um modelo mais conservador de ensino tem melhores resultados do que o modelo progressista de ensino.

O texto não fala de resultados; ele apenas apresenta dois modos de entender a educação.

RESPOSTA CORRETA! C. Segundo o texto II, os PCN’s estão de acordo com uma proposta mais ampla, inclusiva e dinâmica, ou seja, progressista.

Conforme expresso no texto II, os PCN´s foram elaborados com o intuito de atender a todas as diferenças, sejam elas culturais, sociais ou regionais.

D. Segundo o texto II, o Brasil tem demonstrado ser o “país da educação”, uma vez que tem apresentado bons resultados mediante os censos realizados no país.

O texto não se posiciona quanto ao melhor modelo ou sobre resultados.

E. Conforme o texto II, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tem desenvolvido planos educacionais que atendem às demandas da sociedade brasileira, evitando introduzir temas ou assuntos nas escolas que incentivem a desordem ou caos, tais como racismo, política, sexo, etc.

O texto II fala, entre outras coisas, sobre o papel da cidadania, ou seja, da capacidade do indivíduo de respeitar as questões culturais, religiosas e/ou políticas.